10 ferramentas de SEO para posicionar seu site no Google. A imagem mostra uma caixa de ferramentas manuais.

10 ferramentas de SEO para posicionar seu site no Google

Posicionar seu site no Google exige bastante dedicação e comprometimento. É preciso fazer pesquisas, estudos de mercado e pensar como o cliente. Isso tudo necessita de tempo e tempo é dinheiro. Porém, existem ferramentas de SEO que vão te ajudar a economizar bastante tempo neste processo!

Essas ferramentas são poderosas e nos ajudam a ter muito mais resultados nos mecanismos de pesquisas com muito menos esforços.

E essas ferramentas de SEO podem ser um grande diferencial, já que muitas pesquisas mostram que a otimização de sites está entre as principais estratégias de marketing digital das empresas para os próximos anos,

Diante deste cenário, conhecer dicas de SEO e trabalhar um bom conteúdo pode não ser o suficiente para ganhar posicionamento.

É preciso estar sempre atento com as variações dos motores de busca e fazer análises do seu site e do mercado constantemente. É aqui que entram essas ferramentas de SEO.

São muitas funcionalidades e aplicações diferentes para que você consiga um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Com uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar uma infinidade de empresas vendendo esses serviços.

Qual é o melhor? Qual é o mais aconselhável para sua empresa? Quais você deve começar a usar agora?

São perguntas bem difíceis de responder já que cada site e empresa possui realidades e necessidades diferentes.

Por isso, eu escrevi essa lista com 10 ferramentas de SEO que uso diariamente para produzir e analisar o conteúdo dos sites que administro.

Vamos à lista?

Ferramentas SEO que você deve usar!

Ferramentas de SEO: Google Webmaster Tools

Google Webmaster Tools

Essa é, sem dúvidas, uma das ferramentas de SEO mais utilizadas no mundo todo por um motivo bem simples: é a ferramenta de análise oficial do Google.

Não importa se você está começando a aprender sobre SEO agora ou se já possui um conhecimento muito aprofundado, o Google Webmaster Tools é uma ferramenta obrigatória.

Ele tem um visual bem limpo e simples que traz informações importantes para analisar o posicionamento do seu conteúdo no Google.

Essa ferramenta traz dicas boas sobre problemas nos títulos das páginas, erros de redirecionamento, páginas com erro 404, melhoramento de meta-description etc.

Ferramentas de SEO: SemRush

SEM Rush

O SEM Rush é uma ferramenta de SEO que tem facilitado, e muito, a vida dos profissionais da área nos últimos anos.

Não é por menos que está entre as ferramentas pagas mais utilizadas. E não se preocupe se não tiver muitos recursos para investir em ferramentas.

O SEM Rush oferece uma versão gratuita para que você possa analisar palavras-chave do seu site, da concorrência e pesquisar por novos termos de pesquisa.

Uma ferramenta de grande ajuda para estudar as palavras-chave para seu projeto.

Ferramentas de SEO: SemRush

CopyScape

Você sabe qual é um dos principais medos de quem trabalha com SEO? Ter o seu conteúdo duplicado por outros sites!

O Google e os demais mecanismos de busca não gostam que o mesmo texto apareça em vários sites diferentes. Quando isso acontece, seu site perde algumas posições nas pesquisas.

O CopyScape é uma ferramenta que te ajuda a descobrir se seu texto foi copiado em algum outro site.

Ele é um programa pago, mas que conta com versão gratuita com bastante informação.

Ferramentas de SEO: PageSpeed Insights

PageSpeed Insights

O Google oferece muitas ferramentas de SEO para que você possa analisar seu site gratuitamente. O PageSpeed Insights é mais uma delas.

Ele traz uma análise completa sobre a velocidade de carregamento das páginas e mostra diversos pontos que você deve melhorar.

A experiência do usuário é um fator cada vez mais importante nas pesquisas do Google, o que faz o tempo de carregamento se tornar um fator importante.

Preste bastante atenção nas dicas dessa ferramenta para não perder leitores pelo simples fato de ter um site lerdo.

Ferramentas de SEO: Ubersuggest

Ubersuggest

As palavras-chave de cauda longa estão se tornando cada vez mais importante com o aumento da concorrência no Google.

O Ubersuggest é uma ferramenta grátis que te ajuda a encontrar essas palavras-chaves.

Um site simples e fácil de mexer. Basta colocar um termo relacionado ao seu mercado e ele trará uma lista de palavras-chave de cauda longa relacionadas.

Uma das ferramentas de SEO mais simples, mas que tem um importante papel nas estratégias.

Ferramentas de SEO: Google Keyword Planner

Google Keyword Planner

E aqui temos mais uma ferramenta do Google na lista! E, junto do Webmaster Tools, no topo das ferramentas de SEO mais utilizadas do mercado.

O Google Keyword Planner é uma das diversas ferramentas oferecidas dentro do Google Adwords, a plataforma de anúncios do Google.

Ele te ajuda a encontrar os temas relacionados ao seu mercado. E mais importante ainda: essa ferramenta te ajuda descobrir como o cliente está pesquisando.

Saber como o leitor pensa e usa os mecanismos de busca é uma das partes mais importantes do SEO.

Ferramentas de SEO: Open Link Profiler

Open Link Profiler

O link building, ou seja, receber links de outros sites, é uma parte considerável e extremamente relevante em qualquer estratégia de SEO.

Porém, a maior parte das ferramentas de SEO que trabalham com link building é um investimento alto para quem está começando a trabalhar com SEO.

O Open Link Profiler é uma opção gratuita para essa fatia do mercado que mostra quais são os sites que estão te mandando links.

Essa é uma ferramenta bem completa, mas que pode sofrer um pouco de lentidão.

Ferramentas de SEO: MozBar

MOZBar

Moz é uma das mais importantes empresas de SEO do mundo todo. Um serviço completo, mas com custo um pouco elevado.

O MozBar é um aplicativo para o Google Chrome que traz as principais funcionalidades dessa ferramenta de graça para o seu navegador.

Essa é uma das ferramentas de SEO importantes para analisar sua concorrência e as páginas do seu site.

Ferramentas de SEO: WordPress Seo by Yoast

WordPress SEO by Yoast

O seu site é feito em WordPress? Então, você precisa instalar o plugin SEO by Yoast nele agora mesmo para otimizar suas páginas e artigos com muito mais facilidade.

É um plugin premium, mas que resolve muito bem na sua versão gratuita. Ele te ajuda a otimizar a página de acordo com a palavra-chave e traz muitas sugestões do que você pode implementar para melhorar o posicionamento.

Uma das principais funções da versão paga deste plugin é permitir que você trabalhe diferentes palavras-chave em uma única página. Uma excelente opção para comércio local e e-commerce.

Ferramentas de SEO: Moz Local

MOZ Local

Os comércios locais precisam trabalhar o SEO acima da média. Cerca de 50% dos acesos nos sites de negócios locais acontecem através das pesquisas.

Essa ferramenta da Moz é feita exclusivamente para os comércios locais. O Moz Local te ajuda a entender seu posicionamento na região.

Essa ferramenta faz uma análise das menções ao seu negócio e te sugere muitas melhorias nas páginas do seu site para conquistar mais acessos do Google.

Você já usa alguma dessas ferramentas de SEO?

Essas ferramentas de SEO são bem variadas e atendem as mais diversas finalidades. Desde encontrar às palavras-chaves até analisar o impacto de suas estratégias.

Existem muitas outras ferramentas que podem substituir as que estão nessa lista, mas são as minhas preferidas e que uso rotineiramente, como eu disse logo no começo do artigo.

Mas e você?

Já usa alguma dessas ferramentas?

Prefere alguma outra concorrente?

Comente aqui embaixo: