7 dicas de marketing de guerrilha no Twitter

7 dicas de marketing de guerrilha no Twitter

Para pequenas empresas e profissionais liberais, fazer publicidade em mídias sociais pode ser um grande investimento, mas você pode fazer um forte marketing de guerrilha no Twitter e ter retorno altíssimo com investimento mínimo ou nulo.

Você não sabe o que é marketing de guerrilha? Esse é um conceito descrito por Jay Conrad Levinson como estratégias não convencionais de publicidade para combater grandes empresas com orçamentos baixos, no livro Guerrilla Marketing.

Apesar disso, vivemos em uma sociedade com muito volume de informação e diversas empresas grandes também investem em estratégias de guerrilha para conseguir algum destaque em meio a tanto conteúdo, mas, pra sua sorte, poucas ainda usam o Twitter como uma potencial ferramenta para marketing de guerrilha e você pode ganhar muitos potos com isso.

Essas 7 dicas de marketing de guerrilha no Twitter vão te ajudar a aumentar o impacto da comunicação no mundo digital com algumas estratégias não convencionais e sem investimentos.

Seguir pessoas do seu público-alvo

Essa é sem dúvidas umas das estratégias de marketing de guerrilha mais usadas no Twitter, mas poucas pessoas entendem o seu importante papel e usam tudo de forma muito errada. Algumas vezes, chegam a perder a conta do Twitter por ser considerado um robô que segue todo mundo. Por conta disso, o site criou uma proteção com limite diário para seguir novas pessoas.

A ideia de seguir perfis que fazem parte do seu público-alvo é mostrar suas marca para essas pessoas e fazer com que elas se aproximem, mas não siga todo mundo indiscriminadamente. Você precisa saber se essas pessoas são realmente relevantes para sua marca.

Por exemplo, um pequeno mercado local tem o mesmo público que o Extra? Não! O Extra tem público no País todo, enquanto este mercado tem uma parcela de clientes bem localizada. Ele não deve procurar as mesmas pessoas que têm interesse pelas grandes redes de mercado, mas buscar os perfis que têm interesse em outros comércios da região.

Esse exemplo deixa bem clara a importância de conhecer bem onde está seu público-alvo. É possível conquistar muitos seguidores através dessa estratégia e impactar cada vez mais pessoas, mas essa é uma estratégia bem controversa. Muitos profissionais consideram-a ofensiva, porém, não deixa de ser realmente funcional.

Existem algumas ferramentas que criam listas de pessoas interessantes para sua marca seguir através de critérios estabelecidos por você. Uma dessas ferramentas mais famosas e a que eu costumo usar é o Tweepi, mas existem algumas outras espalhadas pela internet.

Programar publicações automáticas

O Twitter é uma rede social muito ativa e rápida. Quem gosta dessa plataforma costuma publicar muita coisa diariamente e seguir centenas de perfis. Para se destacar em meio a tanto conteúdo, é preciso fazer muitas publicações diárias.

Para quem não tem uma grande estrutura de comunicação, existem formas de fazer marketing de guerrilha no Twitter programando publicações automáticas, principalmente em sites e blogs em WordPress. Essa dica é quase que específica para quem usa essa plataforma, mas é muito relevante.

As opções de plugins que automatizam as publicações nas redes sociais assim que um novo artigo é publicado em seu site são muito altas, mas existe algumas ferramentas ainda melhores que publicam no Twitter de tempos em tempos.

Um grande exemplo é o Tweet Old Custom Post. Este plugin é um dos meus favoritos para trabalhar o marketing de guerrilha no Twitter. Ele publica links automático e permite configurar qual o intervalo que você deseja entre as publicações, quais categorias serão publicadas, inclusão de hashtags e muitas outras opções.

Assim como a dica anterior, você precisa ter conhecimento do seu público-alvo e de seu conteúdo para usar essas ferramentas. Se você tem um site com menos de 50 artigos publicados e pouco público nas redes sociais, automatizar as publicações de hora em hora pode saturar seus seguidores e estragar toda sua estratégia de marketing de guerrilha no Twitter. Pense bem como configurar o plugin.

Se você tem dúvidas de quais são as melhores configurações para suas estratégias, a melhor dica é: faça testes em diferentes períodos de tempo e veja quais trazem melhores resultados para sua empresa.

Uma das mais importantes dicas de marketing de guerrilha no Twitter é responder todas as menções. Além de atrair pessoas, gerar relacionamento.

Responder todas as menções

Uma dica rápida: não adianta nada elaborar boas estratégias de marketing de guerrilha no Twitter e não dar atenção para quem conversa com a sua marca. É essencial que o perfil da empresa responda a todas as pessoas que entram em contato ou que interajam de alguma forma.

Como eu expliquei nas dicas de redes sociais para liderar seus clientes, você precisa criar um relacionamento com eles para que te vejam como uma empresa relevante e sintam cada vez mais necessidade de conversar com você.

Se estiver presente na vida dessas pessoas, mas não responder quando elas se comunicarem, toda a estratégia de marketing de guerrilha no Twitter é jogada fora. Você criou todo um plano de comunicação para impactar cada vez mais pessoas, mas falha no próximo passo: gerar relacionamento.

Eu sei que responder a todos pode ser muito difícil para marcas que têm muitos seguidores, mas separar um momento por dia, semana etc. para responder as menções, mesmo que seja apenas com um emoticon agradecendo um elogio, por exemplo, vai aumentar muito o impacto na vida destas pessoas.

DM automática para novos leitores

Assim como a primeira dica deste texto, essa é uma das estratégias de marketing de guerrilha no Twitter mais utilizadas, mas, na maioria das vezes, da forma errada. Se você já seguiu algum perfil e recebeu uma DM logo em seguida, sabe do que estou falando.

Essa primeira DM pode ter um Call to Action pedindo para ir ao site, assistir um vídeo ou qualquer outra forma de conversão, mas o foco dela é começar um relacionamento com seu cliente. Ao invés de chamar direto para comprar o que você vende, impacte a vida dessa pessoa de forma positiva, oferecendo um conteúdo exclusivo e gratuito, por exemplo.

Voltando ao exemplo do mercado de bairro, você pode direcionar essas pessoas diretamente a uma página vendendo produtos. Isso realmente pode gerar resultados, mas se você direcionar para uma página apresentando sua empresa e mostrando os benefícios de comprar em mercados de bairro, é possível ter impactos mais importantes porque não está fazendo uma venda apenas, mas firmando o seu negócio na cabeça dos clientes locais.

Existem tantas ferramentas que fazem este tipo de trabalho que fica até difícil destacar, mas uma das mais importantes é, sem dúvidas, o Socialoomph.

Conversar com outras marcas

Conversas entre marcas são extremamente impactantes e não têm custo nenhum. Como não lembrar, por exemplo, do famoso jogo da velha entre Oreo e Kit Kat. O investimento das duas marcas para essa ação foi zero, mas o retorno foi realmente impactante. Um verdadeiro marketing de guerrilha no Twitter.

Essa ação do exemplo surgiu de forma espontânea e bem humorada, seguindo a postura das duas marcas nas redes sociais, mas sua empresa pode fazer isso de forma pensada. Uma maneira de usar essa dica de marketing de guerrilha no Twitter é criar a ação com fornecedores, revendedores etc.

Você pode arquitetar uma estratégia para as marcas dialogarem no Twitter. Dessa forma, as duas empresas vão impactar o público juntas. Além disso, você também pode responder outras empresas no Twitter e gerar um diálogo espontâneo, como foi o caso da Oreo e Kit Kat.

Pense bem nessa estratégia de marketing de guerrilha no Twitter. Ela é pouco utilizada por ser mais difícil de arquitetar, mas tem resultados realmente bons e com baixo investimento.

Responder tweets sobre sua área

Eu já falei acima que responder todas as menções à marca é uma excelente dica de marketing de guerrilha no Twitter, mas existe uma que é tão importante quanto e, quando usadas juntas, podem trazer grandes resultados: responder tweets sobre sua área de atuação!

Essa estratégia é totalmente focada na ideia de gerar o gatilho mental da reciprocidade que está nos conceitos de Programação Neurolinguistíca. Você faz com que a pessoa se sinta muito agradecida e queira retribuir o favor. Normalmente, essa retribuição é seguir o seu perfil, manter contato com a marca, te indicar e, até mesmo, tornar-se um cliente.

Imagina que você publica no seu Twitter pessoal que está pintando a parede de casa, mas está com dúvida sobre a diluição da tinta. Se uma marca do setor te responder, você ficará muito agradecido e tem grandes chances de virar seu cliente. E voltando ao exemplo anterior do mercado local, para mantermos a linha de raciocínio, ele pode pesquisar pessoas com dúvidas sobre sua região e responder esses tweets. Uma ótima forma de fortalecer a marca na região.

Uma dica importante é fazer diferentes testes de pessoas pesquisando sobre o assunto que você trabalha e ver quais são os com maior volume de tweets. Com essas informações, tenha uma rotina de responder diariamente, semanalmente ou como preferir, para ter bons resultados.

Compartilhar conteúdo de terceiros

Como eu disse antes, o Twitter é uma rede social muito dinâmica e com muito conteúdo. Produzir conteúdo diariamente pode ser uma tarefa bem difícil. Para ajudar com isso, uma excelente estratégia é compartilhar conteúdo de terceiros.

Como isso te ajuda no marketing de guerrilha no Twitter? É simples! Essa dica é positiva em muitos pontos diferentes. O primeiro deles é que você tem grande chances do produtor do conteúdo que está compartilhando dar RT em você e aumentar o alcance. O segundo é que ele também pode compartilhar conteúdo seu.

Isso faz com que o seu Twitter tenha um impacto muito maior nas redes sociais. O seu público, que já acompanha o trabalho, ficará ainda mais impressionado por ver que você tem confiança o suficiente para compartilhar conteúdo de concorrentes e que o seu conteúdo é tão bom que os concorrentes também compartilham.

Não tenha medo de publicar conteúdo de outras pessoas ou notícias de grandes portais em seu perfil pessoal do Twitter. Isso só faz a sua marca ficar mais estabelecida, aumenta o seu volume de publicações e impacta um número maior de pessoas.