Como concorrer com grandes marcas no mundo digital.

Como concorrer com grandes marcas no mundo digital

O mundo digital traz dezenas de possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas se destacarem no mercado e conquistarem uma boa fatia do público, mas muitos pequenos empresários encontram dificuldades em se comunicar com seus clientes e acabam sendo engolidos pelas grandes marcas.

Isso acontece porque boa parte dessas empresas escolhem as estratégias erradas para se divulgar na internet, seja através de blogs, redes sociais, anúncios, vídeos etc. A escolha da plataforma é importante para ir direto onde seu público está, mas o que você oferecerá nessas plataformas é mais importante ainda. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Produza bom conteúdo para o público

O marketing de conteúdo não é nada novo, mas cresceu muito com a popularização das redes sociais e blogs. Essa facilidade de publicar o conteúdo produzido transformou o content marketing em uma das principais estratégias de muitas empresas nos tempos digitais.

A vantagem é que uma grande parcela das marcas já estabelecidas no mercado acreditam que não precisam trabalhar o marketing de conteúdo de forma eficiente. Em diversos mercados diferentes, você encontra boa parte dessas marcas conceituadas com um site sem o mínimo de conteúdo e perfis nas redes sociais que apenas vendem produtos.

Isso acontece porque eles, provavelmente, nunca ouviram um grande jargão da comunicação no mundo digital diz: o conteúdo é rei. Não existe forma melhor de trabalhar sua marca do que produzindo conteúdo. É só prestarmos atenção nas marcas que se destacam no mundo digital. Todas elas estão produzindo material para responder dúvidas, despertar curiosidade e ajudar seu público alvo. Ou seja: investindo no marketing de conteúdo. São muitas as vantagens que esse trabalho traz para as pequenas empresas, entre eles:

  • Aumentar o alcance de seu público alvo aumentando o número de vendes ao deixar de ser apenas uma empresa local.
  • A escolha certa de quem receberá seu conteúdo e economia de dinheiro ao atrair as pessoas certas.
  • Fixação da marca no mercado através do reconhecimento do conteúdo.
  • Aproximação do cliente que sente próximo da marca ao se identificar com sua comunicação.
  • Maior parcela de clientes orgânicos que conhecem sua empresa “sem querer” ao pesquisar por assuntos relacionados no Google.

E, se você acha que essas estratégias funcionam apenas para quem tem públicos e alcance muito abrangente, não se engane. O trabalho com marketing de conteúdo no mundo digital também é muito eficiente para negócios regionais ou de público restrito. Tudo o que você precisa é direcionar toda a comunicação a um conteúdo local.

Encontre brechas para se destacar

Apesar de muitos nomes já estabelecidos no mercado ainda não investirem no marketing de conteúdo, concorrer com grandes marcas pode ser uma estratégia difícil e que precisa de conhecimento do mercado em que está atuando.

Todas as grandes marcas do mercado deixam brechas em sua comunicação e você deve se aproveitar desses pontos para vencer a concorrência e atrair o público alvo pra sua empresa. Para exemplificar isso, eu vou usar um exemplo profissional meu no segmento de moda masculina. As grandes marcas do mercado conquistam muitos acessos ao falar sobre roupas, mas não percebem que os homens buscam muito mais que roupas novas.

Milhares de homens procuram sobre como cuidar da barba, por exemplo, e um blog, seja de loja ou qualquer outra ideia de conversão, de moda masculina que consiga se destacar oferecendo essas dicas tem muito mais eficiência e vende mais pra esse público que se identifica com a marca.  Trabalhando com um cliente, eu identifiquei essa brecha no segmento de moda masculina e produzi um artigo para aproveitar essa fatia do mercado. Os resultados foram incríveis.

O texto com dicas pra cuidar da barba já chegou a 33 mil acessos em 7 meses com uma média de duas vendas por dia. Esse é um artigo que está vendendo sozinho há mais de meio ano.

Usei esse exemplo pra mostrar como encontrar falhas no seu mercado de atuação é uma das principais estratégias pra se destacar no mundo digital. As grandes empresas com qual você está concorrendo, com certeza, deixam dezenas de lacunas em seu marketing de conteúdo. Você precisa estudar esse mercado e trabalhar pra suprir essas falhas.

Um bom planejamento de conteúdo e da estrutura da sua empresa, estudando a concorrência e avaliando as oportunidades de mercado são essenciais para conseguir isso. O marketing de conteúdo não deve ser tratado com algo de segunda mão. Ele precisa ser bem planejado e integrado com toda a estrutura da sua empresa. Quado isso é feito, o impacto no público alvo é certeiro e com ótimos resultados.

Venda mais que produtos e serviços

Você já prestou atenção na comunicação das grandes marcas? Elas nunca vendem produtos e serviços. Elas vendem experiências diferentes. O sorriso mais branco. O conforto sem perder o design. A felicidade que tem aí. Você precisa fazer isso na sua empresa também. Comece produzindo um material que não tenha apenas a intenção de vender produtos e serviços para o seu público alvo, mas que ofereça novas experiências e soluções relacionadas ao produto ou serviço que vende.

Você já oferece dicas, soluções de problemas e vende para seus clientes através da produção de conteúdo? Comente aqui embaixo suas experiências:

  • Carlos Norberto Souza

    ótimo artigo, rodrigo.