7 dicas de Inbound Marketing para pequenas empresas

7 dicas de Inbound Marketing para pequenas empresas

Você sabia que o inbound marketing custa até 62% mais barato que as estratégias de marketing tradicional e que ele pode aumentar em até 275% o seu retorno sobre investimento?

Não à toa, o termo inbound marketing está cada vez mais em evidência nos planejamentos de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Mas, apesar deste crescimento recente, essa é uma estratégia que já é utilizada por profissionais da área há anos, mesmo que sem saber.

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar ou lido sobre o inbound marketing por aí, mas se você ainda não sabe o que é, eu vou te explicar de forma bem simples para entender rapidamente: inbound marketing é um conjunto de estratégias que visa a atração de público através da produção de conteúdo.

Muito mais barata que as estratégias tradicionais e com melhor retorno, esse tipo de atração de clientes é cada vez mais importante para as pequenas empresas. Dessa forma, elas podem competir com grandes marcas no mercado sem sofrer com a falta de recursos para investir.

Pensando em todas essas vantagens que ele traz para as pequenas empresas, eu separei 7 dicas de inbound marketing para elas atraírem cada vez mais clientes través da produção de conteúdo.

1 – Marketing de conteúdo aumenta o público qualificado

O marketing de conteúdo é o principal ponto das estratégias digitais focadas em retenção de clientes. Por isso, é impossível dar dicas de inbound marketing para pequenas empresas sem falar do foco nessa parte das estratégias.

O conteúdo produzido pela empresa é o fator que determina a atração e retenção de clientes de forma orgânica. Esse é o grande diferencial do inbound marketing. O foco é produzir textos, vídeos, infográficos, newsletter etc. que façam o seu público alvo prestar atenção no produto e se transformar em um contato da empresa.

Para fazer isso, é preciso conquistar a confiança do público alvo através de bom conteúdo. Quanto melhor qualidade você empregar para essa parte, melhores serão os resultados a longo prazo. É possível criar toda uma estrutura de captação de clientes incrível, mas, sem o conteúdo, eles não chegarão até essa estrutura.

Além disso, é importante falar da produção de conteúdo nas dicas de inbound marketing porque o conteúdo é crucial para trazer tráfego qualificado para sua empresa. Enquanto em outras estratégias, você gasta dinheiro e tempo comunicado com uma grande parcela da população para atingir uma minoria, no marketing de conteúdo é possível usar muito menos esforços para se comunicar diretamente com as pessoas que interessa a sua empresa.

2 – Estude muito bem a persona com quem está conversando

Como eu disse na primeira das dicas de inbound marketing para pequenas empresas, esse tipo de atração e retenção de clientes é muito importante para trazer público qualificado com melhor qualidade, mas, para isso, você precisa saber muito bem quem é o seu público qualificado.

Nos últimos anos, por exemplo, os blogs corporativos deixaram de ser lugares obscuros da internet para ganharem as primeiras páginas dos motores de pesquisa. O principal motivo pra isso é que essas empresas conseguiram entender o seu público alvo e oferecer o conteúdo que eles estão procurando.

Esse estudo do público alvo para a criação do conteúdo focado no inbound marketing pode ser feita de diferentes formas. Uma das principais é através das pesquisas com seus clientes. Realizar pequenas pesquisas com para conhecer o comportamento digital e quais os assuntos de maior interesse relacionados à área de atuação da sua empresa é uma das melhores formas de estudar o público alvo.

Porém, existe outra estratégia muito importante para conhecer temas que atrairão sua persona: o Google Adwords. Essa não é apenas uma das dicas de inbound marketing, mas uma dica para buscar novas estratégias em toda a comunicação da empresa. O Adwords é a plataforma de anúncios do Google e tem uma excelente ferramenta que vai te ajudar com o marketing de conteúdo: Planejador de Palavras Chaves.

Essa é uma ferramenta para encontrar novas ideias de palavras relacionadas às palavras que você pesquisa, mostrando algumas estatísticas simples sobre volume de pesquisa.

3 – Sempre use call to action em suas ações

O call to action é um passo extremamente importante entre todas as dicas de inbound marketing. Como expliquei logo no começo do texto, o foco dessa estratégia é captar o contato de clientes através da produção de conteúdo, mas você não pode esperar que seu cliente faça isso por vontade própria.

Para que o público alvo assine sua lista de e-mail, entre em contato com a loja ou qualquer ação que seja definida como o foco de sua campanha, você precisa chamar ele pra praticar essa ação. Afinal, a tradução literal de call to action é chamada para ação.

Um call to action eficiente é simples, direto e objetivo. Então, para construir uma chamada pra ação eficiente, você precisa definir qual o objetivo do inbound marketing antes de produzir conteúdo.

Vamos supor que o seu objetivo seja a captação de e-mail para trabalhar relacionamento com o público alvo e só depois vender. Dessa forma, você deve sempre convidar o leitor de seu blog a assinar a lista de e-mail. Deixe claro o que você quer que o cliente faça: assine a lista de e-mail, faça um orçamento, entre em contato etc.

4 – Construa relacionamento com os contatos

Quando falamos em inbound marketing, muitas dessas dicas estão voltadas para a captação de clientes, mas e depois que você reter estes contatos? Qual será sua estratégia para transformá-lo em clientes?

Uma das dicas de inbound marketing para pequenas empresas mais importantes é que você não deve lembrar da lista de contatos apenas na hora de vender, mas manter o relacionamento rotineiramente. Quanto melhor você conseguir trabalhar esse relacionamento, mais facilidade para converter esses assinantes em clientes.

Além de ser uma excelente forma de converter os contatos em clientes, o relacionamento é importante para conseguir aplicar as outras dicas de inbound marketing deste texto, como estudar a persona, buscar novas ideias de temas, analisar resultados etc.

7 dicas de inbound marketing para pequenas empresas.

5 – Busque temas diferentes da concorrência

Um dos pontos mais importantes do inbound marketing para pequenas empresas é que ela é uma estratégia barata e competitiva, mas para aumentar ainda mais a competitividade frente aos grandes nomes do mercado, você precisa buscar temas diferentes.

Os blogs e sites de grandes marcas já estão bem posicionados no Google e com bons fatores de rankemanto, então, o trabalho será muito mais árduo se você tentar competir nos mesmos temas e palavras chaves.

Por isso que essa é uma das dicas de inbound marketing mais importante. Ao invés de gastar enormes esforços em pesquisas de temas, palavras chaves, criação de conteúdo e otimização para motores de busca em temas que já estão saturados, busque falar sobre assuntos relacionados a sua área, mas que ainda carecem de conteúdo.

Isso não significa que você não deva produzir conteúdo sobre os temas que as grandes empresas já estão falando ou já conseguiram se posicionar. O melhor é trabalhar essas palavras chaves e pautas, mas não esquecer de focar também nas pautas que te ajudarão a conquistar uma fatia do mercado que ainda está carente de conteúdo.

6 – Aposte no poder dos vídeos para atrair contatos

O vídeo é uma das mídias mais importantes do mundo digital. O Facebook está aumentando cada vez mais seu alcance, o Youtube já é a segunda maior ferramenta de pesquisas do mundo e artigos com vídeo conquistam melhores posicionamentos no Google.

Com todas essas informações, é impossível não falar sobre vídeos em dicas de inbound marketing. Produzir vídeos traz todas essas vantagens quanto posicionamento e visualizações na internet, mas tem um outro ponto muito positivo.

A internet é um ambiente um pouco frio e todo o seu conteúdo pode ser incrível, mas muitas pessoas ainda terão um pouco de dificuldade de reconhecer a autoridade neles por esse afastamento criado por um ambiente de pouco contato. Porém, o vídeo quebra isso. Por estar colocando a cara à tapa e falando de forma direta, ele gera uma aproximação maior com o público alvo.

Os vídeos no inbound marketing trabalham em diferentes frentes para aumentar os seus resultados, desde aumentar o alcance, melhorar posicionamento no Google até aumentar seu poder de conversão. Você deve usá-los o mais rápido possível.

7 – Analise os resultados para melhorar sua estratégia

Depois de aplicar todas essas dicas de inbound marketing que falamos por aqui, é preciso descobrir o que está trazendo resultados. Existem muitas ferramentas para mensurar resultados na internet e você pode utilizar para analisar quais são as melhores estratégias para sua empresa.

Segundo o Princípio de Pareto, 20% de suas ações são responsáveis por 80% de seus resultados e isso, provavelmente, acontecerá com as estratégias de inbound marketing. Uma pequena parcela será responsável por trazer mais conversões. Sabendo disso, você precisa analisar com frieza para perceber quais os 20% que te trazem resultados e empenhar mais esforços nessas estratégias.

Sem mensurar o impacto de suas estratégias, todas as dicas de inbound marketing do mundo não te ajudarão a conquistar mais clientes. Por isso é tão importante analisar os resultados para melhorar as estratégias.